A bichectomia é uma técnica de cirurgia plástica bucal que faz a remoção da gordura da região da bochecha, conhecida também como lipoescultura facial, lipectomia jugal, entre outros nomes mais populares. 

Esse post traz uma revisão anatômica da Bola de Bichat e um vídeo com o protocolo cirúrgico feito pela Profa. Dra. Tatiana Deliberador.

Já preparem o bloco de anotações para essas dicas incríveis que vocês terão a oportunidade de ter gratuitamente!

Cientificamente, é conhecido como Remoção do Corpo Adiposo da Bochecha (Buccal Fat Pad) e é um procedimento que pode ser realizado pelo cirurgião-dentista habilitado ou cirurgião plástico. O Conselho Federal de Odontologia liberou a Resolução 198/2019 que regulamenta a prática pelos profissionais cirurgiões-dentistas, já que somos responsáveis pelo equilíbrio estético e funcional da face.

Indicação

A principal indicação da técnica é para pacientes que tem mordiscamento da mucosa jugal, independente do tipo do rosto.

A segunda indicação é para pacientes com necessidades estéticas, avaliando tipo de rosto. É fundamental avaliar a simetria facial com fotos iniciais.

Dica: tire fotos de frente, de perfil e queixo-testa (de baixo para cima), com paciente sorrindo e em repouso.

Apalpar a região da bochecha e verificar se, mesmo em intercuspidação, há um aspecto mais maleável do que enrijecido na região da bochecha.

Anatomia

A Bola de Bichat fica localizada entre o masseter e o bucinador. É um corpo adiposo que está próximo de estruturas importantes da face, nervos, artérias e o ducto da glândula parótida. Tem a sua formação dada em lóbulos de gordura, com a função de proteção anatômica. É envolta por uma película de revestimento que a circunda.

Revisado a anatomia e indicações da técnica, veja a seguir a sequência operatória realizada pela Profa. Dra. Tatiana Deliberador: (veja pelo youtube)

IMPORTANTE: é necessário exames laboratoriais pré-operatórios (em breve um ebook de exames pré-operatórios estará disponível no site), além de um Termo de Consentimento assinado pelo paciente.

A medicação deve conter antibiótico, anti-inflamatórios e analgésicos. Recomenda-se Dexametasona 4mg, amoxicilina e clorexidina.

Pós-operatório

Os cuidados pós-operatórios devem ser enfatizados. É normal o inchaço, edemas e hematomas na região da face, por isso indica-se bandagem (no sentido queixo-orelha) e drenagem linfática, além das restrições físicas de exercícios por 2 semanas.

Acompanhamento pós-operatório de 30, 60 e 180 dias com fotos.

É necessário o máximo de cautela durante o procedimento de bichectomia, mesmo parecendo um procedimento de fácil execução. Manipulamos tecidos próximos a estruturas anatômicas importantes que exigem cuidados e conhecimento da técnica. Lembre-se, executar sempre com segurança!

Gostou do conteúdo? Siga a gente no Instagram clicando AQUI.

Referências

Ali Hassani et. al. Applications of the Buccal Fat Pad in Oral and Maxillofacial Surgery, A Textbook of Advanced Oral and Maxillofacial Surgery Volume 3, 2016 DOI: 10.5772/63133. 

Fonte imagem destacada: https://surgeryreference.aofoundation.org/cmf/sequela/midface/maxilla-alveolar-defects/buccal-fat-pad

1 comentário

Deixe uma resposta:

Digite seu comentário
Digite seu nome