Uma parcela muito grande de acadêmicos, cirurgiões-dentistas e médicos ainda não estão familiarizados com a LASERTERAPIA e não sabem como a sua aplicação é incrível na prática clínica. Pensando nisso, montamos um material para ajudar na imersão de vocês em LASERTERAPIA EM ODONTOLOGIA.

Preparem-se e vamos lá.

O laser é hoje uma importante tecnologia que pode ser aplicada em muitas áreas e tem diversas funções. A luz laser atua em diversos tecidos de forma seletiva e seus benefícios são obtidos pela absorção da sua energia pelo tecido. Na odontologia, conquistou seu espaço com várias aplicações, como na redução do tempo de recuperação dos pacientes, nas complicações pós-operatórias, na redução de edemas e, ainda, facilitou a bioestimulação/biorregulação/biomodulação dos tecidos moles, Além disso, pode ser uma ótima opção no auxílio de controle e domínio das dores crônicas.

Laser é uma abreviação do inglês “light amplification by stimulated emission of radiation”, que significa uma amplificação da luz por emissão estimulada de radiação.

Os laser da família YAG (Neodímio, Érbio e Hólmio) possui como meio ativo um cristal transparente de ítro-aluminio conhecido como Garnet cuja fórmula é Y3Al5O12.

Todos os procedimentos em que a luz laser é empregada, requerem treinamento do profissional e cuidados específicos para evitar danos aos pacientes.

Aplicações clínicas e cirúrgicas do laser na Odontologia

Descubra agora as principais aplicações clínicas e cirúrgicas do laser na Odontologia e de quais formas ele atua:

Tratamento periodontal

Os lasers de Nd:YAG e Er:YAG podem ser utilizados no tratamento das doenças periodontais contribuindo muito com a redução microbiana local. Além de ajudar na remoção da causa das doenças periodontais, o laser também atua de forma analgésica, anti-infl amatória, na redução do edema e melhor cicatrização.

Tratamento endodôntico

Também por sua capacidade de redução bacteriana, os lasers de alta potência são importantes na Endodontia.

Tratamento de lesões da mucosa oral

Em lesões como o herpes labial, aftas, ulceras traumáticas, queilite angular e estomatite, o laser de baixa potência ajuda na redução da sintomatologia dolorosa, redução da inflamação e na reparação tecidual mais rápida, trazendo muito conforto ao paciente. Leia mais

Prevenção de cárie dental

Lasers de alta potência podem ser usados na limpeza da superfície dental e remoção de detritos em sulcos dos dentes, medidas que, associadas com a aplicação tópica de flúor, diminuem sensivelmente a suscetibilidade à cárie dental.

Tratamento de cárie

Com a tecnologia laser é possível fazer preparos cavitários conservadores, sem o desconforto da vibração provocada pela técnica convencional e com menor risco de contaminação. O procedimento também pode ser feito por hidrocinética, processo que remove a cárie através de gotas de água energizadas com laser YSGG. A energia é produzida pela combinação de um forte spray de água e da energia do laser.

Diagnóstico

Para este propósito, o laser opera em uma potência muito baixa, sem capacidade de produzir efeitos terapêuticos ou alterar o tecido. É emitida uma luz visível, que é absorvida pela superfície dos tecidos e indica se o esmalte está em processo de desmineralização, por exemplo, ou se há outras lesões.

Procedimentos em tecidos duros

Os lasers de alta potência também podem ser usados para outras intervenções em tecidos duros, em Dentística Restauradora, Prótese Dental e Implantodontia.

Hipersensibilidade dentinária

A laserterapia é um dos tratamentos possíveis para a hipersensibilidade causada por lesões não cariosas, devido aos seus efeitos analgésico, anti-inflamatório e de regeneração tecidual. Com essas características, o laser contribui para a redução imediata da intensidade da dor e posteriormente produz uma dentina terciária, promovendo selamento dos canalículos.

Regeneração óssea

Alguns estudos têm demonstrado que a laserterapia promove efeitos positivos na recuperação de perdas ósseas ocasionadas por traumas, patologias, procedimentos cirúrgicos, como a colocação de implantes, entre outros.

Cirurgia em tecidos moles

Com lasers de alta potência, é possível realizar cirurgias em tecidos moles da cavidade oral, proporcionando menor sangramento, maior precisão, maior conforto após a cirurgia e boa cicatrização. Sem esquecer que após os procedimentos cirúrgicos, os lasers de baixa potência podem ser utilizados para promoção de analgesia, biomodulação, diminuição do edema e modulação do processo inflamatório. Algumas das cirurgias realizadas com lasers são as periodontais, remoção de lesões tumorais, hiperplasias, fi bromas, remoção do freio labial ou lingual (frenectomia).

Mucosite oral

Este problema é muito comum em pacientes submetidos a radio e quimioterapia e provocam muita dor, desconforto e dificulta a mastigação e deglutição. O tratamento da mucosite com laser auxilia no alívio na dor, na aceleração da cicatrização das lesões e até na prevenção delas

Disfunções da ATM

As disfunções que acometem a articulação temporomandibular (ATM) causam muita dor e desconforto no paciente, o que pode ser bastante controlado com a ajuda da laserterapia.

Parestesia e paralisia facial

Causadas por uma lesão e doença dos nervos, a parestesia e a paralisia facial, respectivamente, podem ser tratadas com lasers de baixa potência, que ajudam na reparação das estruturas nervosas, devolvendo a sensibilidade.

Nevralgia/Neuralgia do trigêmeo

A nevralgia do nervo trigêmeo causa uma dor aguda e desconfortável. Devido à sua ação analgésica, o tratamento com laser de baixa potência é uma boa opção.

Remoção de pigmentação gengival

Os lasers são utilizados ainda para remoção de manchas gengivais escuras, e, como não requer suturas e curativos, proporciona ao paciente maior conforto no pós-operatório.

Clareamento dental

O clareamento dental a laser é um dos grandes responsáveis pela popularização da tecnologia. Ele permite um procedimento mais rápido e com menor aquecimento da estrutura dental.

Ortodontia

Nesta especialidade, o laser pode ser usado na colagem e descolagem de braquetes, para alívio da dor após ativação ortodôntica e reparação óssea após a expansão rápida da maxila.

Fontes:

Laboratório Especial de Laser em Odontologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo (Lelo/FO-USP), www.fo.usp.br/lelo Centro de Laser da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia (FO/UFBA), www.laser.odontologia.ufba.br Núcleo de Pesquisa e Ensino em Fototerapia nas Ciências da Saúde (Nupen), www.nupen.com.br
Laser, Aplicações na Odontologia. Rev. ABO Nac. – Vol. 18 nº 5 – Outubro/novembro 2010